O Centro Social Paroquial de Santo André, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, orientada por princípios de solidariedade humana, cristã, católica e social, tem desenvolvido, desde o ano da sua fundação, 1984, um conjunto alargado de ações com vista a promover a inclusão social e comunitária da população carenciada da cidade de Estremoz, conducentes à valorização integral dos indivíduos e famílias.
O Centro Social Paroquial de Santo André surgiu em 1984 quando o Cónego Dr. Fernando Afonso se apercebeu das muitas limitações humanas existentes na zona do Castelo – Santiago. Acompanhado por um grupo de cristãos voluntários, o Cónego Dr. Fernando Afonso dá início a sua obra que se veio a designar de Centro Social Paroquial Santo André.
Inicialmente, os poucos recursos humanos e as precárias condições de funcionamento/ equipamento restringiram a sua atuação a uma zona da cidade cuja população se encontrava, de forma mais visível, em situação de exclusão, o Bairro de Santiago.
Contudo e, embora para um número reduzido de utentes e de acordo com as cooperações estabelecidas com a Segurança Social, nesta altura, já se desenvolviam as valências de Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário.
A verdade é que nem só o mais visível é carente de necessidades e o alargamento dos serviços, a toda a cidade, tornou-se uma realidade inevitável, dada a permanente solicitação dos mesmos e o carácter dos problemas sociais que, com regularidade, se apresentavam.
Com o intuito de acompanhar a natural evolução da sociedade, propícia a grandes desigualdades sociais, o Centro Social Paroquial de Santo André tornou-se promotor de um Projeto de Luta Contra a Pobreza que veio a decorrer, no período de 1994 a 1998.
A implementação e o desenvolvimento desta iniciativa, denominada projeto de Desenvolvimento Integrado da Cidade de Estremoz, permitiu assim ampliar, qualificar e dignificar as respostas de intervenção na e com a comunidade, tendo contribuído, de igual forma, para consolidar e dar sentido ao espírito e prática de trabalho, em parceria.
Desde então a Instituição cresceu.
Cresceu não só no seu espaço físico, com a recuperação e construção de novas instalações, mas também ao nível de um maior alargamento dos Acordos de Cooperação, com a extensão a um maior número de Técnicos e utentes e com a dinamização de novas valências e integração em novos projetos.
Passou, assim, a dispor de outros serviços para além dos que referimos, anteriormente, como Atendimento/Acompanhamento Social, Apoio Social Direto na Área da Toxicodependência, Apoio Domiciliário Integrado e, finalmente, em 2001, a resposta de Lar. Deste modo, elaborámos uma breve resenha histórico-evolutiva da intervenção desta Instituição, Centro Social Paroquial de Santo André, junto da Comunidade de Estremoz.